Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 Evaristo Silva


NASCIDO DE DEUS POR MEIO DA REGENERAçÃO

 

Leitura bíblica: Jo 3:16; Ef 1:5, 9; Gn 1:26; Pv 20:27; Gn 2:7; Ec 3:11; Gn 2:9; 3:24; Jo 14:6; Hb 10:19-20; Jo 1:1-5, 11-13; 3:6b, 3, 5

Esboço

 

I. Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna — a vida divina — Jo 3:16

II. O Seu bom prazer é ser um com o homem e torná-lo igual a Ele em vida e em natureza, mas não em Sua Deidade — Ef 1:5, 9

III. Ele criou o homem:

A.  À Sua imagem e conforme a Sua semelhança — Gn 1:26

B. Com um espírito (sopro de vida — espírito do homem — Pv  20:27) para o homem recebê-Lo e contê-Lo para que o homem possa viver por Ele como a sua vida (representado pela árvore da vida) e tudo — Gn 2:7

C. Implantar a eternidade nos seus corações (um sentimento divinamente implantado com o propósito de funcionar através da eras, no qual nada debaixo do sol, a não ser Deus, pudesse satisfazer) — Ec 3:11

D. Colocar o homem diante da árvore da vida (representando Deus, o Criador do homem, para ser a vida do homem) — Gn 2:9.

IV.  O caminho para o homem contatar Deus como a árvore da vida foi fechado devido à queda do homem pela:

A.  A glória de Deus, representada pelo querubim.

B.  A santidade de Deus, representada pela chama que brilha.

C. A justiça de Deus, representada pela espada destruidora ─ Gn 3:24

V.  Esse caminho que estava fechado, foi aberto no Novo Testamento, pelo Senhor, por meio da Sua morte que cumpriu todos os requisitos da glória, da santidade e da justiça de Deus. Portanto, agora o Cristo crucificado Se torna o caminho reaberto para o homem contatar Deus como a árvore da vida — Jo 14:6; Hb 10:19-20.

VI. A maneira do homem-Deus é nascer de Deus por meio da regeneração:

A. Na criação de todas as coisas Cristo como a Palavra de Deus é a vida divina — Jo 1:1-4

B. Essa vida divina em Cristo é a luz dos homens brilhando com a vida divina sobre eles nas trevas — Jo 1:4-5

C. Todos os que recebem essa luz brilhante e creem em Cristo como a Palavra de Deus que contém a vida divina de Deus terão a autoridade para se tornarem filhos de Deus — Jo 1:11-12

D. Eles são nascidos não do sangue (a vida física); nem da vontade da carne (a vontade do homem caído depois que o homem se tornou carne), nem da vontade do homem (a vontade do homem criado por Deus), mas de Deus, que é a origem e a fonte da vida — Jo 1:13

E. Todos esses filhos são homens

 

 

 

deDeus nascidos de Deus.

    F. Eles são regenerados por Deus o Espírito para serem espíritos — deuses (Jo   3:6b) pertencentes a espécie de Deus para que vejam e entrem no reino de Deus (Jo 3:3,5)

 

Nesta série de mensagens queremos ver o viver do homem-Deus. Este viver inclui oito pontos principais da salvação orgânica de Cristo: 01regeneração02-apas-centar,

 03-santificação

 04-disposional

 05-renovação

 06-transformação

 07-edificação

 08-confor-mação

 

 

e glorificação. Quando nos referimos ao viver do homem-Deus significa que falamos desses oito pontos principais. O princípio do viver do homem-Deus é sermos nascidos de Deus por meio da regeneração. Precisamos de um começo específico para ter um certo tipo de viver. O viver deve ter o nascimento como seu começo.

 


Total de visitas: 3480
Verdades Bíblicas-parte-2

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 415 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-520092929 1073786111 9 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:120%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-ansi-language:EN-US; mso-fareast-language:EN-US; mso-bidi-language:EN-US; font-style:italic;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-ansi-language:EN-US; mso-fareast-language:EN-US; mso-bidi-language:EN-US;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:120%;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} -->

Igreja


     

A Palavra de Deus nos ensina que a Igreja é uma só. Por que então os apóstolos fundaram igrejas em cada lugar que visitaram? Se a Igreja é o Corpo de Cristo, Ela só pode ser uma. Assim, como podemos falar de igrejas?

O vocábulo igreja quer dizer os chamados para fora . Esse termo é usado duas vezes nos Evangelhos: uma vez em Mateus 16:18 e outra em 18:17. Além disso, achamos esse vocábulo freqüentemente em Atos e nas Epístolas. Nos Evangelhos o termo é usado pelo Senhor nas duas ocasiões, mas é empregado em sentido diferente em cada vez.

“Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa rocha edificarei a Minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela” (Mt 16:18). Que igreja é essa? Pedro confessara que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo, e o nosso Senhor declarou que edificaria a Sua Igreja sobre essa confissão, a de que, quanto à Sua Pessoa, Ele é o Filho de Deus, e, quanto à Sua obra, Ele é o Cristo de Deus. Essa Igreja compreende todos os salvos, sem referência a tempo ou a espaço, a saber, todos os que são redimidos no propósito de Deus por meio do sangue derramado do Senhor Jesus, e nasceram de novo mediante a operação do Seu Espírito. Essa é a Igreja universal, a Igreja de Deus, o Corpo de Cristo.

“E, se ele recusar ouvi-los, dize-o à igreja” (Mt 18:17). O vocábulo igreja é usado aqui num sentido bem diferente do de 16:18. A esfera da igreja a que se refere o termo aqui é claramente não tão abrangente como a esfera da Igreja mencionada na passagem anterior. Em 16:18, Igreja é a Igreja que não conhece tempo ou espaço, mas a igreja em 18:17 é obviamente limitada, tanto ao tempo como ao espaço, pois pode-se falar a ela. A Igreja mencionado no capítulo 16 inclui todos os filhos de Deus em todas as localidades, ao passo que a Igreja mencionada no capitulo 18 inclui somente os filhos de Deus que vivem em uma localidade; e é por ser limitada a um só lugar que é possível dizer aos crente que a compõe quais são as nossas dificuldades. É óbvio que a igreja aqui é local, e não universal, pois ninguém consegue falar de uma só vez a todos os filhos de Deus em todo o universo. Só é possível falar de uma só vez aos crentes que vivem num só lugar.

Temos claramente perante nós dois aspectos da Igreja: a Igreja e as igrejas, ou seja, a Igreja universal e as igrejas locais. A Igreja é invisível; as igrejas são visíveis. A Igreja não tem organização; as igrejas são organizadas. A igreja é espiritual; as igrejas são espirituais, contudo físicas. A Igreja é puramente um organismo; as igrejas são um organismo, contudo são ao mesmo tempo organizadas, fato esse comprovado por haver nelas presbíteros e diáconos.

Todas as dificuldades da Igreja surgem em conexão com as igrejas locais, e não com a Igreja universal. Esta é invisível e espiritual; logo, ultrapassa o limite humano, ao passo que aquelas são visíveis e organizadas; logo, são passiveis de ser tocadas por mãos humanas. A Igreja celestial é tão distante do mundo que é possível não ser afetada por ele, mas as igrejas terrenas são tão próximas a nós que, se surgem problemas nelas, nós os sentimos vividamente. A Igreja invisível não põe a prova a nossa obediência a Deus, mas as igrejas visíveis nos provam severamente, pondo nos frente a frente com questões no plano intensamente prático da vida terrena.

Se nós quisermos ser cristãos adequados, todos nós precisamos um dia ter a visão da igreja. A visão da igreja é mais negligenciada pelos cristãos do que Cristo. Em doutrina as pessoas falam sobre Cristo, mas até na doutrina eles não falam muito sobre a igreja. Mas o Novo Testamento revela que sem a igreja, Cristo é isolado e até mesmo paralisado. Sem a igreja, Ele não faz nada. Leia o Novo Testamento de novo a partir desse ponto de vista, e você verá a absoluta necessidade e o tremendo significado da igreja para Cristo.

O DESEJO DO CORAÇÃO DE DEUS

Nós devemos ver que a igreja é o desejo do coração de Deus – o Novo Testamento revela-a como tal. O desejo de Deus nessa era e em todo o universo é ter a igreja. Seu propósito na criação era produzir a igreja. Seu propósito na redenção era para a igreja. De fato, tudo o que Deus faz é para a igreja. Todo o trabalho do evangelho pregado, todo trabalho de edificação dos santos, toda Palavra ensinada – todos esses vários ministérios – são para a igreja. O evangelho pregado não deve ser para o evangelho pregado, mas para a igreja. O ensino bíblico não deve ser para o ensino bíblico, mas para a igreja. A edificação dos santos não deve ser meramente para edificação, mas para a igreja. Na intenção de Deus, todos os trabalhos e ministérios devem servir à igreja. Nós não fomos salvos para nossa própria salvação. Nós fomos salvos para a edificação da igreja. A igreja é o desejo do coração de Deus. No livro de Apocalipse as sete igrejas são representadas por meio de sete candeeiros de ouro (Ap. 1:20). Um candeeiro, por sua vez, não é um objeto com um fim em si mesmo. O propósito de um candeeiro é sustentar a luz de modo que todos possam vê-la. Da mesma forma, a Igreja não existe para si própria, ela não é um fim em si mesma, mas é um meio para que um objetivo seja alcançado.
O objetivo da Igreja é sustentar o testemunho de Jesus de modo que todos possam vê-lo, de modo que todos possam ver a luz. E se a Igreja falhar em expressar, manifestar a luz do testemunho de Jesus, então ela terá falhado em sua missão.
A Igreja não tem como objetivo final atrair as pessoas para si mesma, a Igreja tem como objetivo conduzir as pessoas a Cristo. Quando começamos a procurar aqui na terra por alguma coisa - uma igreja, um testemunho, um movimento, uma dou­trina, uma coisa exterior visível e tangível, descobrimos que ela se torna imediatamente mais outro "cristianismo técnico". E apenas uma coisa terrena, morta e sem utilidade. O Corpo de Cristo, entretanto, é vivo e espiritual. Mas quando está morto, se torna imediatamente apenas uma coisa.

Devemos ser simplesmente um grão de trigo que cai na terra e morre e produz muito fruto. Isso é seguidamente repetido através das eras. É um assunto sempre e para sempre celestial; nunca existe o toque da terra nele. A Igreja não é uma coleção de judeus, gentios, brasileiros, americanos, chineses e outros. Por acaso não está escrito em Colossenses: "O novo homem (...) no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos" (3.11)?

Muitos acham que o que nos permitirá cruzar os portões do céu é ter um pedaço de Cristo em nós. Esse é um conceito hor­rível, porque na entrada do céu está a cruz, e nesta cruz você e eu e todos os outros seres humanos fomos crucificados. Todo judeu, grego, brasileiro, americano, chinês, e qualquer outro, foi pregado naquela cruz e nunca chegará ao céu. Somente o que entra é Cristo; nada de nós jamais entrará. Isso é a Igreja. Qualquer coisa em nós e sobre nós que seja Cristo ou de Cristo é a Igreja; tudo o que em nós teve origem em nós - qualquer coisa que não seja o próprio Cristo em nós - não é a Igreja e nunca entrará no céu; pelo contrário, será destruído.

Aquilo em nós que é a vida sem mistura de Cristo é o que Deus eternamente reconhecerá e é com isso que Ele contará para trabalhar. E somente esse elemento é que poderá trabalhar junto com Deus.