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 Evaristo Silva


NASCIDO DE DEUS POR MEIO DA REGENERAçÃO

 

Leitura bíblica: Jo 3:16; Ef 1:5, 9; Gn 1:26; Pv 20:27; Gn 2:7; Ec 3:11; Gn 2:9; 3:24; Jo 14:6; Hb 10:19-20; Jo 1:1-5, 11-13; 3:6b, 3, 5

Esboço

 

I. Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna — a vida divina — Jo 3:16

II. O Seu bom prazer é ser um com o homem e torná-lo igual a Ele em vida e em natureza, mas não em Sua Deidade — Ef 1:5, 9

III. Ele criou o homem:

A.  À Sua imagem e conforme a Sua semelhança — Gn 1:26

B. Com um espírito (sopro de vida — espírito do homem — Pv  20:27) para o homem recebê-Lo e contê-Lo para que o homem possa viver por Ele como a sua vida (representado pela árvore da vida) e tudo — Gn 2:7

C. Implantar a eternidade nos seus corações (um sentimento divinamente implantado com o propósito de funcionar através da eras, no qual nada debaixo do sol, a não ser Deus, pudesse satisfazer) — Ec 3:11

D. Colocar o homem diante da árvore da vida (representando Deus, o Criador do homem, para ser a vida do homem) — Gn 2:9.

IV.  O caminho para o homem contatar Deus como a árvore da vida foi fechado devido à queda do homem pela:

A.  A glória de Deus, representada pelo querubim.

B.  A santidade de Deus, representada pela chama que brilha.

C. A justiça de Deus, representada pela espada destruidora ─ Gn 3:24

V.  Esse caminho que estava fechado, foi aberto no Novo Testamento, pelo Senhor, por meio da Sua morte que cumpriu todos os requisitos da glória, da santidade e da justiça de Deus. Portanto, agora o Cristo crucificado Se torna o caminho reaberto para o homem contatar Deus como a árvore da vida — Jo 14:6; Hb 10:19-20.

VI. A maneira do homem-Deus é nascer de Deus por meio da regeneração:

A. Na criação de todas as coisas Cristo como a Palavra de Deus é a vida divina — Jo 1:1-4

B. Essa vida divina em Cristo é a luz dos homens brilhando com a vida divina sobre eles nas trevas — Jo 1:4-5

C. Todos os que recebem essa luz brilhante e creem em Cristo como a Palavra de Deus que contém a vida divina de Deus terão a autoridade para se tornarem filhos de Deus — Jo 1:11-12

D. Eles são nascidos não do sangue (a vida física); nem da vontade da carne (a vontade do homem caído depois que o homem se tornou carne), nem da vontade do homem (a vontade do homem criado por Deus), mas de Deus, que é a origem e a fonte da vida — Jo 1:13

E. Todos esses filhos são homens

 

 

 

deDeus nascidos de Deus.

    F. Eles são regenerados por Deus o Espírito para serem espíritos — deuses (Jo   3:6b) pertencentes a espécie de Deus para que vejam e entrem no reino de Deus (Jo 3:3,5)

 

Nesta série de mensagens queremos ver o viver do homem-Deus. Este viver inclui oito pontos principais da salvação orgânica de Cristo: 01regeneração02-apas-centar,

 03-santificação

 04-disposional

 05-renovação

 06-transformação

 07-edificação

 08-confor-mação

 

 

e glorificação. Quando nos referimos ao viver do homem-Deus significa que falamos desses oito pontos principais. O princípio do viver do homem-Deus é sermos nascidos de Deus por meio da regeneração. Precisamos de um começo específico para ter um certo tipo de viver. O viver deve ter o nascimento como seu começo.

 


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como reunir 2

O significado e propósito da reunião adequada é dar ao Senhor algo que comer e também para Ele nos dar algo que comer. Vocês perceberam que por duas vezes no registro destas reuniões o Senhor perguntou aos Seus discípulos se eles tinham algo que comer? “Filhinhos, tendes porventura algo para comer?” Responderam-Lhe, “Não” (Jo 21:5). Mas louvado seja o Senhor, numa outra ocasião eles disseram, “Temos um pouco” (Lc 24:41-43). Eles não tinham muito, eles tinham um pouco, um mero pedaço de peixe. Não era nem mesmo um peixe inteiro. Vejam a tradução de Darby e alguma outra tradução melhor — eles não dizem peixe, mas apenas uma parte de um peixe. Eles Lhe deram apenas uma parte de um peixe. Na Versão King James você tem “e de um favo de mel.” Mas no manuscrito mais confiável vocês não têm esta frase. O que eles Lhe deram era apenas uma parte de um peixe. Mas embora fosse tão pequeno, o Senhor o comeu. 

Os discípulos deram o Senhor apenas um pouco, mas o Senhor lhes deu em abundância. Quando Ele lhes perguntou naquele dia na praia se eles tinham alguma comida e eles responderam “Nenhuma”, o Senhor deu-lhes muito. Ele não somente deu a eles uma parte de um peixe, mas abundância de peixe. E não somente peixe, mas também pão. O Senhor Jesus disse, “Vinde, comei”, e eles comeram (Jo 21:12-15). Como se reunir? Devemos nos reunir para satisfazer o Senhor e sermos satisfeitos por Ele. Reunir é comer. Nossa reunião deve ser um tipo de comer, um tipo de banquete. Nós trazemos algo como um banquete para Cristo, e Cristo traz algo como um banquete para nós. Cristo vem para a reunião para festejar conosco e nós com Ele. Toda reunião Cristã deveria ser um banquete em que nós e o Senhor fiquemos satisfeitos. Se não estivermos satisfeitos em nossa reunião, nós estaremos sendo injustos para com o Senhor. Em todas as nossas reuniões precisamos de uma mesa, uma mesa mútua. Nós comemos junto com Ele. Nós temos algo para Ele, e Ele tem algo para nós. Indubitavelmente, Ele tem mais para nós do que nós temos para Ele. O que podemos proporcionar a Ele é muito pouco, somente uma porção limitada, mas o que Ele pode nos proporcionar é ilimitado e inesgotável. 

Precisamos tomar todos estes princípios básicos e os colocá-los em prática. Devemos sempre estar fora da religião sem qualquer formalismo; devemos sempre nos reunir em ressurreição como os irmãos do Senhor; devemos nos reunir com alguma experiência pessoal de Cristo no lugar escolhido e designado por Ele; e devemos nos reunir para encontrar o Senhor, satisfazê-Lo e sermos satisfeitos por Ele. Se pudermos encontrar todos estes princípios em nossas reuniões, estaremos corretos e teremos reuniões Cristãs adequadas. 

O significado e propósito da reunião adequada é dar ao Senhor algo que comer e também para Ele nos dar algo que comer. Vocês perceberam que por duas vezes no registro destas reuniões o Senhor perguntou aos Seus discípulos se eles tinham algo que comer? “Filhinhos, tendes porventura algo para comer?” Responderam-Lhe, “Não” (Jo 21:5). Mas louvado seja o Senhor, numa outra ocasião eles disseram, “Temos um pouco” (Lc 24:41-43). Eles não tinham muito, eles tinham um pouco, um mero pedaço de peixe. Não era nem mesmo um peixe inteiro. Vejam a tradução de Darby e alguma outra tradução melhor — eles não dizem peixe, mas apenas uma parte de um peixe. Eles Lhe deram apenas uma parte de um peixe. Na Versão King James você tem “e de um favo de mel.” Mas no manuscrito mais confiável vocês não têm esta frase. O que eles Lhe deram era apenas uma parte de um peixe. Mas embora fosse tão pequeno, o Senhor o comeu. 

Os discípulos deram o Senhor apenas um pouco, mas o Senhor lhes deu em abundância. Quando Ele lhes perguntou naquele dia na praia se eles tinham alguma comida e eles responderam “Nenhuma”, o Senhor deu-lhes muito. Ele não somente deu a eles uma parte de um peixe, mas abundância de peixe. E não somente peixe, mas também pão. O Senhor Jesus disse, “Vinde, comei”, e eles comeram (Jo 21:12-15). Como se reunir? Devemos nos reunir para satisfazer o Senhor e sermos satisfeitos por Ele. Reunir é comer. Nossa reunião deve ser um tipo de comer, um tipo de banquete. Nós trazemos algo como um banquete para Cristo, e Cristo traz algo como um banquete para nós. Cristo vem para a reunião para festejar conosco e nós com Ele. Toda reunião Cristã deveria ser um banquete em que nós e o Senhor fiquemos satisfeitos. Se não estivermos satisfeitos em nossa reunião, nós estaremos sendo injustos para com o Senhor. Em todas as nossas reuniões precisamos de uma mesa, uma mesa mútua. Nós comemos junto com Ele. Nós temos algo para Ele, e Ele tem algo para nós. Indubitavelmente, Ele tem mais para nós do que nós temos para Ele. O que podemos proporcionar a Ele é muito pouco, somente uma porção limitada, mas o que Ele pode nos proporcionar é ilimitado e inesgotável. 

Precisamos tomar todos estes princípios básicos e os colocá-los em prática. Devemos sempre estar fora da religião sem qualquer formalismo; devemos sempre nos reunir em ressurreição como os irmãos do Senhor; devemos nos reunir com alguma experiência pessoal de Cristo no lugar escolhido e designado por Ele; e devemos nos reunir para encontrar o Senhor, satisfazê-Lo e sermos satisfeitos por Ele. Se pudermos encontrar todos estes princípios em nossas reuniões, estaremos corretos e teremos reuniões Cristãs adequadas. 

O significado e propósito da reunião adequada é dar ao Senhor algo que comer e também para Ele nos dar algo que comer. Vocês perceberam que por duas vezes no registro destas reuniões o Senhor perguntou aos Seus discípulos se eles tinham algo que comer? “Filhinhos, tendes porventura algo para comer?” Responderam-Lhe, “Não” (Jo 21:5). Mas louvado seja o Senhor, numa outra ocasião eles disseram, “Temos um pouco” (Lc 24:41-43). Eles não tinham muito, eles tinham um pouco, um mero pedaço de peixe. Não era nem mesmo um peixe inteiro. Vejam a tradução de Darby e alguma outra tradução melhor — eles não dizem peixe, mas apenas uma parte de um peixe. Eles Lhe deram apenas uma parte de um peixe. Na Versão King James você tem “e de um favo de mel.” Mas no manuscrito mais confiável vocês não têm esta frase. O que eles Lhe deram era apenas uma parte de um peixe. Mas embora fosse tão pequeno, o Senhor o comeu. 

Os discípulos deram o Senhor apenas um pouco, mas o Senhor lhes deu em abundância. Quando Ele lhes perguntou naquele dia na praia se eles tinham alguma comida e eles responderam “Nenhuma”, o Senhor deu-lhes muito. Ele não somente deu a eles uma parte de um peixe, mas abundância de peixe. E não somente peixe, mas também pão. O Senhor Jesus disse, “Vinde, comei”, e eles comeram (Jo 21:12-15). Como se reunir? Devemos nos reunir para satisfazer o Senhor e sermos satisfeitos por Ele. Reunir é comer. Nossa reunião deve ser um tipo de comer, um tipo de banquete. Nós trazemos algo como um banquete para Cristo, e Cristo traz algo como um banquete para nós. Cristo vem para a reunião para festejar conosco e nós com Ele. Toda reunião Cristã deveria ser um banquete em que nós e o Senhor fiquemos satisfeitos. Se não estivermos satisfeitos em nossa reunião, nós estaremos sendo injustos para com o Senhor. Em todas as nossas reuniões precisamos de uma mesa, uma mesa mútua. Nós comemos junto com Ele. Nós temos algo para Ele, e Ele tem algo para nós. Indubitavelmente, Ele tem mais para nós do que nós temos para Ele. O que podemos proporcionar a Ele é muito pouco, somente uma porção limitada, mas o que Ele pode nos proporcionar é ilimitado e inesgotável. 

Precisamos tomar todos estes princípios básicos e os colocá-los em prática. Devemos sempre estar fora da religião sem qualquer formalismo; devemos sempre nos reunir em ressurreição como os irmãos do Senhor; devemos nos reunir com alguma experiência pessoal de Cristo no lugar escolhido e designado por Ele; e devemos nos reunir para encontrar o Senhor, satisfazê-Lo e sermos satisfeitos por Ele. Se pudermos encontrar todos estes princípios em nossas reuniões, estaremos corretos e teremos reuniões Cristãs adequadas. 

No último capítulo nós abordamos seis princípios de como nos reunir dos últimos capítulos dos Evangelhos e dos capítulos de abertura do livro de Atos. Agora consideraremos outros oito princípios. De todos os exemplos do Senhor Jesus ao reunir com Seus discípulos após a Sua ressurreição, podemos ver quatorze princípios relacionados à questão de se reunir.

Nós devemos perceber que após a ressurreição do Senhor, inclusive o momento do Pentecostes, o registro que temos é que o Senhor Jesus se reunia com Seus discípulos continuamente. Vocês haviam percebido que quando o Senhor, após ter ressuscitado, solicitou que Seus discípulos se reunissem imediatamente? Em outras palavras, depois da ressurreição, os discípulos imediatamente se tornaram um povo de reunião. Quando lemos Mateus 28, Marcos 16, Lucas 24, João 20 e 21 e Atos 1 e 2, nós vemos que os discípulos não faziam nada além de se reunir. Eu acredito que eles se reuniam diariamente. Eles renunciaram seus trabalhos, eles abandonaram suas casas, eles deixaram tudo para se reunir. Na manhã do dia da ressurreição o Senhor começou reuni-los, não somente com um bom número de pessoas em um lugar, mas também com um ou dois. Na manhã do dia da ressurreição Ele primeiramente se reuniu com Maria (Jo 20:14-18), em seguida com algumas irmãs (Mt 28:8-10; Lc 24:9-11); pela tarde Ele se reuniu com dois irmãos (Lc 24:13-31); então a noite Ele veio e se reuniu todos os Seus discípulos (Jo 20:19-23; Lc 24:36-49). Daquele dia em diante o Senhor tornava Sua presença manifesta ou Ele se ocultava. Mas os discípulos continuamente se reuniam. Reunir tornou-se a vida deles, o trabalho deles, a ocupação deles. Eles eram um povo de reunião. 

Nos últimos anos, os cristãos têm prestado muita atenção às histórias da ressurreição do Senhor, mas eles nem compreendem os princípios de se reunir nem aplicam estes princípios as reuniões Cristãs de hoje. Hoje o Senhor tem aberto nossos olhos e nos mostrado em todas estas histórias muitos princípios de como nos reunir. Portanto, devemos aplicar tudo isso as nossas reuniões atuais. Precisamos que eles sejam forjados em nosso ser. Tudo o que somos, onde quer que formos, devemos aplicá-los, esquecendo da velha maneira do Cristianismo. Precisamos que o Senhor nos liberte de todas as velhas maneiras de reunir. 

Eu já mencionei que Pedro e João com todos os outros discípulos no inicio, embora tivessem visto e reunido com o Senhor em Sua ressurreição, automaticamente continuaram freqüentando o templo. Por que eles fizeram isto? Porque eles estavam habituados a isto, eles foram acostumados a ir ao templo. Não podemos encontrar uma palavra no Novo Testamento dizendo a Pedro e João para fazer isto ou aquilo. Em princípio o Senhor Jesus lhes disse, “Ide para a Galiléia; Eu os encontrarei lá.” E, “Ide para o monte; Eu os encontrarei lá.” O Senhor Jesus nunca lhes disse que fossem para o templo. Fazer isto, entretanto estava no sangue deles. Hoje acontece a mesma coisa. Temos alguns templos hoje — a velha maneira de “serviços” Cristãos. Eu não gosto de ouvir esta palavra “serviço” aplicada a nossa reunião — Nós vamos para o “serviço Dominical”. Este uso da palavra “serviço” danifica o verdadeiro significado da palavra. Serviço em seu significado espiritual refere-se a servir o Senhor. Você acredita que no Cristianismo de hoje há algum serviço verdadeiro prestado ao Senhor nas manhãs de domingo? Todos nós devemos sair desta velha religião e deixar tudo o que estiver associado a ela. Eu tenho medo de que alguns que saíram, ainda estejam usando a velha capa religiosa. Devemos não somente sair dela, mas deixar todos os seus ornamentos. Tire-os e jogue-os fora. Precisamos nos reunir de uma maneira atual e absolutamente nova.

A nova maneira de se reunir é revelada plenamente em todos os registros do Senhor Jesus reunindo com Seus discípulos. Após Sua ressurreição, Ele veio muitas e muitas vezes reunir com eles, e no registro destas ocasiões nós O vemos estabelecendo os princípios de se reunir. Pelos Seus exemplos nós temos os princípios. Nós vimos seis destes; agora consideraremos o sétimo. 

Continuaremosmno próximo e-mail

Evaristo silva