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 Evaristo Silva


NASCIDO DE DEUS POR MEIO DA REGENERAçÃO

 

Leitura bíblica: Jo 3:16; Ef 1:5, 9; Gn 1:26; Pv 20:27; Gn 2:7; Ec 3:11; Gn 2:9; 3:24; Jo 14:6; Hb 10:19-20; Jo 1:1-5, 11-13; 3:6b, 3, 5

Esboço

 

I. Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna — a vida divina — Jo 3:16

II. O Seu bom prazer é ser um com o homem e torná-lo igual a Ele em vida e em natureza, mas não em Sua Deidade — Ef 1:5, 9

III. Ele criou o homem:

A.  À Sua imagem e conforme a Sua semelhança — Gn 1:26

B. Com um espírito (sopro de vida — espírito do homem — Pv  20:27) para o homem recebê-Lo e contê-Lo para que o homem possa viver por Ele como a sua vida (representado pela árvore da vida) e tudo — Gn 2:7

C. Implantar a eternidade nos seus corações (um sentimento divinamente implantado com o propósito de funcionar através da eras, no qual nada debaixo do sol, a não ser Deus, pudesse satisfazer) — Ec 3:11

D. Colocar o homem diante da árvore da vida (representando Deus, o Criador do homem, para ser a vida do homem) — Gn 2:9.

IV.  O caminho para o homem contatar Deus como a árvore da vida foi fechado devido à queda do homem pela:

A.  A glória de Deus, representada pelo querubim.

B.  A santidade de Deus, representada pela chama que brilha.

C. A justiça de Deus, representada pela espada destruidora ─ Gn 3:24

V.  Esse caminho que estava fechado, foi aberto no Novo Testamento, pelo Senhor, por meio da Sua morte que cumpriu todos os requisitos da glória, da santidade e da justiça de Deus. Portanto, agora o Cristo crucificado Se torna o caminho reaberto para o homem contatar Deus como a árvore da vida — Jo 14:6; Hb 10:19-20.

VI. A maneira do homem-Deus é nascer de Deus por meio da regeneração:

A. Na criação de todas as coisas Cristo como a Palavra de Deus é a vida divina — Jo 1:1-4

B. Essa vida divina em Cristo é a luz dos homens brilhando com a vida divina sobre eles nas trevas — Jo 1:4-5

C. Todos os que recebem essa luz brilhante e creem em Cristo como a Palavra de Deus que contém a vida divina de Deus terão a autoridade para se tornarem filhos de Deus — Jo 1:11-12

D. Eles são nascidos não do sangue (a vida física); nem da vontade da carne (a vontade do homem caído depois que o homem se tornou carne), nem da vontade do homem (a vontade do homem criado por Deus), mas de Deus, que é a origem e a fonte da vida — Jo 1:13

E. Todos esses filhos são homens

 

 

 

deDeus nascidos de Deus.

    F. Eles são regenerados por Deus o Espírito para serem espíritos — deuses (Jo   3:6b) pertencentes a espécie de Deus para que vejam e entrem no reino de Deus (Jo 3:3,5)

 

Nesta série de mensagens queremos ver o viver do homem-Deus. Este viver inclui oito pontos principais da salvação orgânica de Cristo: 01regeneração02-apas-centar,

 03-santificação

 04-disposional

 05-renovação

 06-transformação

 07-edificação

 08-confor-mação

 

 

e glorificação. Quando nos referimos ao viver do homem-Deus significa que falamos desses oito pontos principais. O princípio do viver do homem-Deus é sermos nascidos de Deus por meio da regeneração. Precisamos de um começo específico para ter um certo tipo de viver. O viver deve ter o nascimento como seu começo.

 


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Verdades Bíblicas-parte-3

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A POSIÇÃO CORRETA DA IGREJA



Nestes capítulos veremos que a restauração do Senhor importa-se com dois ítens principais: a experiência plena de Cristo em nosso espírito e a vida prática da igreja. Há mais de cinqüenta o inimigo não tem cessado de atacar a restauração do Senhor. Durante os últimos anos nos Estados Unidos, os ataques têm sido sempre focalizados em dois pontos; o Espírito e a base da igreja. O inimigo tem tentado ao máximo derrotar-nos em relação à nossa experiência do Espírito e à nossa prática da base da igreja. Aqui vemos a sutileza do inimigo. O que o inimigo ataca são os pontos cruciais. Se o inimigo for atacar algum ponto específico, esse tem de ser um ponto vital. Por isso, temos encargo de tratar essas duas questões.

UMA VISÃO GERAL DA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO

Nesta mensagem, tenho encargo de tratar as questões da vida prática da igreja e sua base correta. Há muitos versículos que precisamos mencionar. Em Mateus 16:18, o Senhor Jesus disse: “Edificarei a minha igreja”. A igreja aqui, que é edificada sobre Cristo como a rocha, é a igreja universal. Entretanto, quando o Senhor Jesus disse em Mateus 18:17: “Dize-o à igreja”, Ele se referia não à igreja universal, mas à igreja local à qual podemos ir. Em 1 Coríntios 10:32 fala-se de “a igreja de Deus”, e em 1 Coríntios 11:16 fala-se de “as igrejas de Deus”. Aqui vemos a igreja, no singular; depois, as igrejas, no plural. Além disso, temos algumas ilustrações da igreja: a igreja em Jerusalém (At 8:1), a igreja em Antioquia (At 13:1 - VRC), a igreja em Cencréia (Rm 16:1 – VRC), a igreja em Corinto (1 Co 1:2). Galatas 1:22 fala de “as igrejas da Judéia” e 1 Tessalonicenses 2:14 fala de “as igrejas na Judéia”, isto é, as igrejas no território judeu da Judéia. Além disso, Romanos 16:4 menciona “as igrejas dos gentios”. Assim, primeiramente temos as igrejas na terra judia; e então, as igrejas no mundo gentio. Atos 15:41 refere-se às igrejas na Síria e Cilícia, duas províncias gentias do antigo Império Romano. Além da Síria e Cilícia, o Novo Testamento fala das igrejas em três outras províncias do antigo Império Romano: Asia, Galácia e Macedônia. Em 1 Coríntios 16:19 fala de “as igrejas da Ásia”; Gálatas 1:2 e 1 Coríntios 16:1 referem-se às “igrejas da Galácia” ; 2 Coríntios 8:1, às “igrejas da Macedônia”. Em 1 Coríntios 4:17, encontramos a frase: “Como por toda parte ensino em cada igreja”. De acordo com o original grego, Atos 14:23 diz que os apóstolos designavam presbíteros em cada igreja. Romanos 16:16 menciona “as igrejas de Cristo” e l Coríntios 14:33, “as igrejas dos santos”. Assim, temos as igrejas de Deus, as igrejas de Cristo e as igrejas dos santos. OS DOIS ASPECTOS DA IGREJA

Como já enfatizamos inúmeras vezes, toda verdade na Bíblia tem dois lados. Isso também é verdade com respeito à igreja. A igreja tem dois aspectos: o aspecto universal e o aspecto local. Universalmente a igreja é unicamente uma. Entretanto, localmente a igreja é expressada em muitas cidades. Assim, a igreja universal única torna-se as muitas igrejas locais. Deus é expressado em Cristo, Cristo é expressado na igreja e a igreja é expressada nas igrejas locais. Se não houvesse Cristo, Deus então não seria prático para nós. Seríamos como os judeus que guardam a doutrina de Deus, mas não têm Cristo. Como resultado, Deus é para eles um mero termo; Ele não é prático. O Deus prático é o Deus expressado em Cristo porque Cristo é a expressão prática de Deus. Separado ou fora de Cristo, ninguém pode ter Deus. Entretanto, se você tiver Cristo, então terá Deus. Onde está Cristo? Doutrinariamente falando, você pode responder: “Cristo está nos céus.” Mas se Cristo estivesse somente nos céus, como poderíamos contactá-Lo? Nesse caso, Ele seria doutrinário para nós, sem ser prático. Com certeza, precisamos dizer que hoje Cristo está na igreja. Toda vez que você toca a igreja, toca Cristo. Se tem a igreja, então você tem Cristo. Pela palavra “igreja”, não me refiro a uma construção com um campanário e um sino. Refiro-me à igreja real, que é a expressão de Cristo.

ONDE ESTÁ A IGREJA?

Embora muitos cristãos estejam falando acerca da igreja, precisamos perguntar-lhes onde está a igreja deles. A maioria dos cristãos não ousa dizer que a igreja está na Igreja Católica Romana ou em alguma denominação. Cinqüenta anos atrás eles podem ter tido a audácia de dizer isso, mas hoje não mais, porque a luz da verdade está brilhando nas trevas, e os olhos estão sendo abertos para ver que o catolicismo e as denominações certamente não são a igreja. Tampouco teria alguém a ousadia de asseverar que um grupo livre é a igreja. Grupos livres são grupos livres; não são a igreja. Uma maçã é uma maçã e um pêssego é um pêssego. Você não pode chamar um pêssego de maçã, pois tudo tem de ter seu próprio nome. As denominações são denominações, os grupos livres são grupos livres e a igreja é a igreja. Por isso, ainda estamos com a indagação: onde está a igreja?
Muitos, achando difícil responder a essa pergunta, podem replicar: “A igreja é celestial e espiritual, e todos os cristãos estão nela.” Isso soa bem e tenho ouvido isso muitas vezes. No passado, as pessoas que falavam comigo não ousavam dizer que a igreja está no catolicismo, nas denominações ou nos grupos livres. Elas foram iluminadas para ver que nenhuma dessas coisas é a igreja. Por isso, elas dizem: “A igreja inclui todos os salvos. Por isso ela tem de ser celestial e espiritual; ela não está na terra.” Eu, entretanto, quero algo prático. Não fale de dinheiro se você não tem nem mesmo um real. Prefiro que você me dê um real do que falar em vão sobre um bilhão de reais. Portanto, para com aqueles que dizem que a igreja é meramente celestial e espiritual, eu sempre insisto nesta pergunta: “Onde está a sua igreja? Você diz que a igreja inclui todos os salvos. Você não é salvo? Tenho certeza de que você é um querido irmão. De acordo com a sua definição de igreja, todo salvo está na igreja. Exatamente agora, onde está a sua igreja?” Ao falar-lhes dessa maneira franca, eles não ousam dizer: “A minha igreja é a ‘igreja’ metodista.” Numa conversa trivial eles podem dizer que vão à “igreja” metodista, mas quando se chega à verdade concernente à igreja, ninguém ousa falar dessa maneira. Qualquer um que fale dessa maneira, imediatamente perderá sua causa. Bem no íntimo, eles sabem que nem a denominação metodista ou qualquer outra denominação é a igreja. Achando difícil responder minha pergunta de um modo claro, muitos têm dito:  a igreja é celestial e espiritual, mas ainda estamos na carne e na terra. Embora sejamos salvos e pertençamos à igreja, a igreja não está aqui hoje. É impossível ter-se algo tão celestial e espiritual na terra hoje. Temos de esperar até irmos para o céu, então seremos todos espirituais e estaremos no aspecto prático da igreja.” Minha resposta a esse argumento é muito simples: “Irmão, se for este o caso, então não vamos falar mais sobre a igreja. De que adianta fazer isso? De acordo com a sua argumentação, não pode haver igreja na terra hoje, mas somente no céu no futuro.” Depois de ouvir isso, eles têm dito: “Oh! não quero dizer isso.” Respondo, então: “Por favor, diga-me o que você quer dizer ao afirmar que a igreja é celestial e espiritual, e que não pode ser encontrada entre os seres humanos na terra. Isso não quer dizer que não há igreja na terra hoje? Você disse que a igreja inclui todos os crentes. Uma vez que inclui você, diga-me, por favor, onde a igreja está. Não quero doutrina. Sou como uma pessoa faminta que quer algo para comer. Não estou pedindo um farto jantar. Tão-somente dê-me uma fatia de pão. Você diz que a igreja é celestial. Essa é a natureza da igreja. Mas onde a igreja está localizada? Irmão, pela sua própria palavra está claro que, falando do aspecto prático, você não está na igreja, porque se estivesse na igreja de um aspecto prático, você imediatamente me diria onde está a igreja. Diria: ‘Esta é a igreja na qual estou’. Irmão, precisamos ser práticos.”

A EXPRESSÃO LOCAL DA IGREJA

Não seja enganado pelo cristianismo de hoje. No cristianismo há muito falar vão, principalmente com relação à igreja, mas pouco desse falar é prático. De acordo com a revelação do Novo Testamento, a igreja o Corpo de Cristo, é expressado nas igrejas locais. Se você não tem a igreja local, não tem a igreja. Deus é expressado em Cristo, Cristo é expressado na igreja e a igreja é expressada nas igrejas locais.
Leia outra vez o Novo Testamento. A primeira menção da igreja está em Mateus 16:18, onde o Senhor disse: “Edificarei a minha igreja.” Como já citamos, essa é a igreja universal. A última menção da igreja está no livro de Apocalipse. Em Apocalipse 1:11 lemos sobre sete igrejas em sete cidades: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Aqui a igreja não é universal, mas local. Em vez de dar-nos ensinamentos sobre a igreja, a Bíblia nos dá ilustrações de sete igrejas um sete cidades específicas. Os nomes de todas essas cidades são dados em um único versículo. Assim vemos que toda igreja é igual, em jurisdição, a uma cidade. A carta à igreja em Éfeso é uma carta à cidade de Éfeso. Assim, a igreja em Apocalipse não é a igreja universal, mas a igreja numa cidade, uma igreja local. A intenção de Deus é produzir a igreja por meio de Cristo e fazê-la exprienciável de uma maneira prática e expressada nas igrejas. No Novo Testamento, dois pontos estão muito claros: que a igreja é prática nas igrejas e que cada igreja deve ser equivalente à cidade onde ela está. Em outras palavras, cada cidade tem de ter somente uma igreja.